Escolher o fato certo para si e para o contexto em que o vai usar é muito importante. Saiba como a Labrador o pode ajudar.
Seja num recrutamento ou reunião importante, a maneira como nos apresentamos é tão fundamental como aquilo que temos para dizer ou demonstrar. Estar bem vestido para a ocasião é diferenciador, demonstra discernimento, noção de contexto e respeito pelo nosso interlocutor. Mais importante do que isso, reforça a nossa auto-confiança em momentos de maior pressão.
"Um fato pode ser muitas coisas – e muitas coisas erradas. É fundamental dedicar tempo a essa escolha, especialmente se é a primeira vez."
Se o dress code adequado é formal, então a opção certa é um fato. Só que um fato pode ser muitas coisas - e muitas coisas erradas. É fundamental dedicar tempo a essa escolha, especialmente se é a primeira vez. Estes são alguns dos aspectos mais importantes a ter em conta:
Num contexto profissional, deverá escolher cores escuras, mas nunca o preto. Os padrões podem ser uma opção mas, escolha com critério.
Os ombros devem ter a estrutura suficiente para equilibrar o conjunto na proporção certa, mas sem exageros. Ombros leves e bem desenhados são um dos aspectos mais distintivos num fato bem cortado. O cair das calças e a baínha, com ou sem virola, são aspectos fundamentais para o equilíbrio do conjunto final. Evite as lapelas demasiado estreitas e os cortes demasiado slim e curtos – escolher um fato não é fazer uma caricatura.
Na Labrador, temos uma equipa experiente, a começar pelo nosso alfaiate, que o pode ajudar.
As camisas brancas resultam sempre, mais há mais vida para além do branco. Há, também, várias opções de colarinhos que podem fazer sentido mas devem ser pensadas em conjunto com o casaco, em particular as lapelas, e claro, com a gravata.
"O nó de uma gravata tem sempre de estar exemplarmente bem feito. Faça disto um ponto de honra."
O nó de uma gravata tem sempre de estar exemplarmente bem feito. Faça disto um “ponto de honra”. Aprenda um nó equilibrado, pratique-o e evite nós demasiado volumosos. A gravata em si pode ser lisa, de riscas, ou de padrões. Deverá ser mais sóbria do que muito viva, sendo que precisa de ter alguma personalidade. Cuidado com as gravatas que lhe dão – às vezes parecem mesmo “uma gravata que alguém lhe deu”.
As opções de sapatos são muitas mas, não todas. Evite solas grossas num conjunto formal. Cuidado com os castanhos e leve em linha de conta a estação do ano na decisão sobre sapatos mais abertos ou mais fechados.
Um lenço de bolso, pode, ou não, fazer sentido. Opte por uma composição simples que saiba executar bem. Se há a possibilidade de ser lido como um sinal de arrogância, talvez seja mais prudente não usar.
Por fim, um fato tem vários bolsos mas isso não quer dizer que os deve atulhar de coisas. Reduza o que levar consigo ao mínimo indispensável – até porque isso o ajuda a focar na tarefa que vai ter em mãos.
Se vai usar um fato, use-o bem. Especialmente se é o seu primeiro fato. Tem tudo a ver com encontrar as proporções equilibradas para si e para o contexto. O fato certo pode fazer a diferença, por isso, escolha com tempo e discernimento. Marque uma sessão com o nosso alfaiate.